domingo, 5 de agosto de 2018

Financiamento do imóvel atrasado? Saiba como a Caixa permite o congelamento das parcelas em até 12 meses e outras dicas.


Tem imóvel financiado e está com medo de não conseguir quitar as prestações? Saiba de algumas opções, para o seu sonho não virar pesadelo, e que não estão no contrato.




Se a crise está tirando o seu sono sobre o tão sonhado imóvel próprio, saíba que existe algumas regras, que não constam em contrato, desconhecida de quem adiquire um imóvel com o Financiamento da Caixa Economica Federal e que pode ajudar a tirar qualquer sombra de pesadelo.

Para as pessoas que estão com dificuldades para quitar o financiamento da casa própria, existe a possibilidade de poder congelar as parcelas por até 12 (doze meses). Mas calma lá! Para conseguir isso necessários alguns pré-requistos:

  • O contrato não pode estar em atraso;
  • Pelo menos 24 parcelas devem estar quitadas, desde a concessão ou última negociação;
  • O valor da dívida não pode ser superior a 80% do valor do imóvel.
Mas fique atento, em caso de conseguir esse "congelamento das parcelas" no seu financiamento, porque o valor dessa pausa será somado às prestações que sobraram do contrato, sem mudança do prazo de financiamento. 


Como falamos, essa regra não consta em contrato e, por isso, é desconhecida da maioria dos clientes. Segundo a Caixa, a regra existe desde junho de 2015.

Usar o FGTS para amortizar o saldo devedor
Além disso, quem está passando por dificuldades financeiras pode usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar o saldo devedor e, assim, diminuir o valor das prestações de forma que o mutuário consiga continuar a fazer os pagamentos. Quando parte do valor do financiamento é abatido, é possível manter o prazo para pagamento da dívida. Nesse caso, as prestações ficam menores.
O problema é que existe um intervalo entre cada utilização do FTGS, equivalente a dois anos, que precisa ser respeitado. Caso o comprador já tenham utilizado o FGTS na compra do imóvel, poderá utilizar os recursos novamente apenas após esse prazo, e assim sucessivamente.

Usar o FGTS para pagar parte das parcelas

Mas também é possível utilizar o FGTS para pagar parte das prestações de um financiamento. O limite de pagamento de prestações com recursos do FGTS é de até 12 parcelas, entre elas três já vencidas, no máximo. Contudo, o saldo do FGTS pode ser utilizado para pagar até 80% do valor total dessas prestações mais os juros e multas referentes às parcelas vencidas. Ou seja, ainda será preciso arcar com os 20% restantes do valor.
Mesmo assim, é uma ótima ajuda para quem está com o orçamento limitado. O saldo do FGTS pode ser utilizado novamente dessa forma logo após o encerramento de cada operação.

Renegociando seu imóvel com a Caixa Economica Federal

De acordo com a Caixa, o mutuário que estiver em dificuldade para pagar as prestações pode procurar o banco para renegociar. Hoje, o cliente pode solicitar a ampliação do prazo para pagamento, reduzindo assim o valor da prestação, proporcionalmente ao prazo restante, ou alterar a data de vencimento do contrato, para evitar o descasamento entre a data do salário e o do vencimento da prestação.
A Caixa, contudo, não divulga o total de contratos em renegociação, “por se tratar de uma estratégia de negócio” — explica Lízia Jacintho, presidente da Associação de Mutuários do Rio (AmuRio).
  ______________________________________________________________

Na Alfenas Imóveis, você tem assessoria de uma equipe especializada, que traz soluções e orientações sobre suas demandas imobiliárias. Conte com quem tem mais de 40 anos de experiência no mercado imobiliário!

Av. José Faria da Rocha, 6166 - Eldorado - Contagem/MG - (31) 3395-1611

f: @alfenasimoveisltda
WWW.ALFENASIMOVEIS.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 pergunta que você precisa fazer para você mesmo antes de comprar um imóvel

Quer comprar a casa própria? É melhor responder a estas 5 perguntas antes... Muitas vezes pensamos se o momento de dar o passo em dire...