sexta-feira, 23 de março de 2018

10 dicas para cuidar da casa nos dias de chuva!

Se a sua casa é afetada pela umidade em dias de chuva intensa, confira as 10 dicas que separamos para evitar e lidar com a situação!


chuva intensa
Foto: iStock
1 – Deixe o ambiente bem arejado
Uma das causas que deixa paredes mofadas é a falta de ventilação no ambiente, já que em dias de chuva costuma-se deixar a casa fechada, para evitar alagamentos ou outros problemas. Por isso, sempre quando possível, abra as janelas e portas para deixar o ar circular pela casa.
2 – Limpe o mofo
Quando o mofo aparecer nas paredes, limpe-o imediatamente! Você pode fazer o processo utilizando uma bucha com água e sabão ou aplicar tira-limo no local afetado. No entanto, esta última alternativa pode deixar algumas paredes manchadas, dependendo da tinta utilizada.
3 – Abra o guarda-roupa
Assim como a casa, o guarda-roupa também pode ficar mofado quando fica fechado por muito tempo, prejudicando as roupas. Portanto, entre uma ou duas vezes na semana, abra o guarda-roupa e deixe o ar circular. Experimente também mudar as peças de lugar. Se o móvel mofar, faça o mesmo processo da dica acima.
4 – Atente-se para a estrutura da casa
Confira (ou peça para alguém conferir) se as calhas e telhas estão em ordem, pois, caso alguma esteja danificada, a água da chuva pode acumular no teto e causar mofos. No entanto, realize a revisão em tempo seco para não prejudicar os materiais!
5 – Prepare sachês de cravo
Preparar pequenos sachês com cravo e deixar no guarda-roupa não irá prevenir o mofo, mas impedirá que as roupas fiquem com cheiro forte caso o móvel seja afetado com a umidade.
6 – Lave roupas mofadas
chuva intensa
Foto: Divulgação
Roupas paradas por muito tempo no guarda-roupa ficam com cheiro de mofo, principalmente em épocas chuvosas. Neste caso, faça uma solução com suco de limão e água para eliminar completamente o odor. Deixe as roupas de molho por meia hora na mistura e depois lave como de costume.
7 – Faça uma solução com bicarbonato
Para ajudar na prevenção dos problemas causados pela umidade, coloque bicarbonato de sódio em um recipiente (pequeno) e deixe em lugares estratégicos, para não ter perigo de alguém esbarrar. Embaixo de armários, camas, em cima dos guarda-roupas são alguns exemplos. Quando você observar que o produto formou bolinhas, troque-o.
8 – Seque as roupas
Um dos maiores problemas enfrentados em época de chuva intensa é lavar roupas, sendo que secá-las sem deixar odor é praticamente impossível, principalmente para quem mora em apartamento. Neste caso, se o sol não sair e você não tiver uma secadora, deixe as peças em um lugar arejado e seque-as com a ajuda de um ventilador ou secador de cabelo.
9 – Substitua o que for necessário
Móveis com aspecto “pesado”, como cortinas e tapetes, devem ser substituídos por alternativas mais leves. Se você possui cortinas de tecido, experimente trocá-las por persianas, por exemplo. Isso deixará o cômodo mais leve e arejado.
10 – Afaste móveis da parede
Em época de chuva intensa, afaste os móveis da parede em, pelo menos, cinco centímetros. Pois, caso as paredes sejam afetadas pela umidade, sua mobília estará a salvo de danos!
Fonte: Alto Astral
      ______________________________________________________________

Na Alfenas Imóveis você tem assessoria de uma equipe especializada e que traz soluções e orientações sobre suas demandas imobiliárias. Conte com quem tem 45 anos de experiência no mercado imobiliário!

Av. José Faria da Rocha, 6166 - Eldorado - Contagem/MG - (31) 3395-1611

f: @alfenasimoveisltda
WWW.ALFENASIMOVEIS.COM.BR

5 pergunta que você precisa fazer para você mesmo antes de comprar um imóvel

Quer comprar a casa própria? É melhor responder a estas 5 perguntas antes... Muitas vezes pensamos se o momento de dar o passo em dire...